Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Câmara recebe atividades de programas sociais

Comunidade Cairbar Schutel ocupa Espaço Cultural

A Câmara Municipal promoveu a abertura da nova exposição de trabalhos e atividades da Comunidade Cairbar Schutel com os programas ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ e ‘Crescer’ desenvolvidos junto ao Núcleo Assistencial Edo Mariani. Alunos da oficina de canto do Departamento de Cultura fizeram a primeira apresentação em público antes da sessão ordinária da segunda-feira(5).
Telas e instalações de temas variados como os Jogos Panamericanos e a conscientização pela preservação do Meio Ambiente ganharam as paredes do Espaço Cultural ‘Maria José Bozelli Ciarlo’ que fica no plenário do Legislativo e pode ser visitado diariamente. O mix de trabalhos pedagógicos e artesanais dos talentosos alunos com idade entre 10 e 14 anos permanecerá para apreciação pública até dezembro.

Programas
O Programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania', é resultado de uma parceria entre o município através da Secretaria da Saúde, Família e Bem Estar Social), o Corpo de Bombeiros e a Comunidade Cairbar Schutel. Crianças e adolescentes de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa são assistidas sob o objetivo de minimizar a situação de risco pessoal e social, contribuindo para a freqüência e sucesso escolar por meio da metodologia de arte-educação que estimula a auto-estima, responsabilidade social, cidadania, disciplina, auto-desenvolvimento e escolarização.
Fortalecer os valores das relações sociais e familiares com incentivo à participação na sociedade são metas do programa ‘Crescer’ que é mantido com envolvimento comunitário de profissionais voluntários dispostos a contribuir com a realização de cursos em oficinas de qualificação para o mercado de trabalho como artesanato e marcenaria.

Oficina cultural
Regido pela professora Rosa Planas Bottura o coral adulto da oficina de canto do Departamento de Cultura teve sua estréia na Câmara. A abertura de oportunidade para a manifestação cultural é valorizada. “A Câmara tem sido parceira das iniciativas culturais de forma importante para o desenvolvimento das diversas ações que promovemos. Há grande colaboração para o crescimento artístico”, disse Lygia Simão Nicolucci, diretora de Cultura.
O apoio às manifestações artísticas e educacionais está assegurado pela atual gestão do Legislativo. “Procuramos atender a população em todas as áreas. Educação e Cultura são estimuladas com a importância que constituem a vida em sociedade. Ao longo deste primeiro ano de gestão foram muitos os eventos de socialização que receberam nosso empenho. Quanto aos programas sociais como ‘SOS’ e ‘Crescer’ cabe cumprimentar os parceiros e, principalmente, os profissionais, voluntários e familiares envolvidos pelos resultados alcançados com a melhor escolarização e formação cidadã de crianças e adolescentes beneficiados”, avalia Edinardo Esquetini, presidente da Câmara.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049