Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Empresários e vereadores visitam a FATEC Shunji Nishimura em Pompeia-SP

                           Faculdade modelo em formação de alunos no agronegócio do país

O Presidente da Câmara, Valter Trevizaneli (Valtinho), juntamente com o vereador Dr. Luiz Cerqueira, a convite dos empresários da cidade de Matão, senhores Francisco Matturro (Chiquinho Matturro), Walter Baldan, Alex Antoniosi e Celso Ruiz, participaram na manhã desta terça-feira, 03, de uma reunião na cidade de Pompeia, na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia – FATEC, para tratarem de assuntos de interesse do município sobre as instalações da Faculdade de Tecnologia em Matão.
Na oportunidade foram recepcionados pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), os senhores Jiro Nishimura e Alberto Issamu Honda, respectivamente, pelo Diretor da Fatec Pompeia, Sr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, pela coordenadora do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, professora Dra. Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin, pelo coordenador do curso de Big Data no Agronegócio, professor Luis Hilário Tobler Garcia, que apresentaram a metodologia de ensino aplicada nos cursos que compõem a grade curricular da faculdade.
Para os empresários presentes na reunião, o agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira e investir no conhecimento tecnológico é essencial. “Pensar no futuro das próximas gerações é mandatório, as máquinas agrícolas já não podem mais ser chamadas de máquinas, pois se transformaram em verdadeiras centrais movidas a inteligência artificial. Temos que ter profissionais qualificados para atender essas necessidades. Matão é um polo industrial dos mais importantes para o agronegócio e com a implantação da FATEC vamos oferecer cursos que venham de encontro com as demandas do mercado” disse Chiquinho Matturro.
Seguindo a tendência de agregar tecnologia ao setor, a Fatec Shunji Nishimura conta com cursos de interesse para Matão e região, como o curso de Técnico em Mecanização em Agricultura de Precisão, no qual o aluno é preparado para se tornar um profissional especialista na utilização do conceito de Agricultura de Precisão na atividade agrícola, incluindo o uso de máquinas e equipamentos dotados de tecnologia embarcada, além de estar apto a realizar mapeamento e análise de dados georreferenciados. Também o curso de Big Data no Agronegócio, mais um curso inédito no Brasil, onde o aluno terá a possibilidade de gerar, coletar, armazenar e analisar enormes quantidades de dados e, a partir destes, gerar conhecimentos relevantes para tomada de decisões. Assim, o curso forma profissionais para manusear volumosos dados de maneira rápida e eficiente, com competência de interpretá-los, a fim de gerar conhecimentos importantes para o desenvolvimento do agronegócio.
O presidente da Câmara ficou satisfeito com os resultados da reunião e falou da importância da participação dos empresários para a implantação da FATEC em Matão.  “Quero agradecer a Fundação Shunji Nishimura pelo carinho com que nos recebeu, uma das melhores faculdades que já conheci na metodologia de ensino do agronegócio. Agradecer o empenho das pessoas envolvidas desde o pedido inicial para implantação da FATEC em nossa cidade. Os empresários foram atrás, a Câmara e a Prefeitura fizeram as partes que cabiam a elas, mas de um modo geral foi a iniciativa privada, através do grupo de empresários sérios de nossa cidade, que tomou frente para que possamos ter uma faculdade com cursos de qualidade para formação de profissionais especializados em atender às necessidades de Matão e região”, disse Valtinho.



Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049