Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

China Calabres defende vacinação domiciliar para idosos e pessoas com deficiência

Projeto propõe que vacinas contra gripe, pneumonia, difteria e tétano, dentre outras, possam ser aplicadas em residências

Matão pode ganhar uma política pública para incrementar a imunização de pessoas acima de 60 anos e pessoas com deficiência. A iniciativa é do vereador China Calabres (PATRIOTA), autor da indicação nº 679/2018 que sugere ao Executivo Municipal a criação do chamado Programa de Vacinação Domiciliar de Idosos e Pessoas com Deficiência. Desta maneira, o vereador defende que vacinas contra gripe (influenza), pneumonia (pneumococo), difteria e tétano (dupla adulto), além daquelas obrigatórias por força de lei, possam ser realizadas diretamente nas residências dos idosos e pessoas com deficiência que se encaixarem no perfil definido pela proposição.

De acordo com a redação da indicação, as solicitações de vacinação devem ser realizadas junto à Secretaria Municipal de Saúde, mediante justificativa. Por sua vez, caberá à pasta a manutenção de um cadastro com o nome do idoso ou pessoa com deficiência, telefone para contato e nome do responsável que solicitou o atendimento. Em defesa da proposta, China Calabres entende que o dispositivo pode facilitar a vida de idosos e pessoas com deficiência que, por algum motivo justificado, estejam impossibilitadas de se deslocar até um posto de saúde ou até mesmo a um local de vacinação. “Os idosos e pessoas com deficiência têm maior risco de ter alterações imunológicas, por isso são mais suscetíveis ao surgimento de determinadas doenças infectocontagiosas e também encontram muitas dificuldades de acessibilidade que impedem de se locomover a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser imunizar em épocas de campanha e fora também”, explicou China Calabres.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049