Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Câmara homenageia pessoas que se destacam na convivência com autistas

A Câmara Municipal de Matão realizou na sexta-feira (05), uma sessão solene para entrega do Certificado “Autista Tufic Abi Rached” às pessoas que se destacaram na convivência com portadores de Autismo em nossa cidade. A homenagem fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no município de Matão. Seguindo o que determina a Lei nº 4.709/2014, neste ano foram indicadas para receber a homenagem, respectivamente, pela Comissão dos Diretos Humanos da Câmara, pela Secretaria de Saúde do Município, pela APAE de Matão, as senhoras Carla Carvalho Ferraz (mãe de 2 crianças - gêmeos autistas), Célia Aparecida Bottura (Psicóloga) e Elaine Shisue Kaibara (Terapeuta Ocupacional).

A solenidade foi presidida pelo vereador Luis Manzini e contou com a presença da vereadora Ana Maria Mondini e dos vereadores Dr. Luiz Cerqueira e João Silvério do Carmo Filho. Também esteve presente a Sra. Raquel Elaine Abi Rached Peracini, representado a família do saudoso Tufic Abi Rached, que dá nome ao certificado, o autor da lei que autoriza a realização da solenidade, o ex-vereador Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), a Dra. Maria Emilia Fortunato Moraes Panegossi, Coordenadora do Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho), o Sr. Luiz Fernando Zuin, Diretor da Apae de Matão, o Sr. Antônio Carlos Rondanin, Secretário de Assistência e Bem-Estar Social, que neste ato representou o prefeito Edinardo Esquetini que, por compromissos assumidos anteriormente, não pode comparecer.

Na oportunidade, o Sr. Luiz Fernando Zuin fez uma explanação sobre o que é o Autismo, a importância da divulgação do assunto e o trabalho que vem sendo realizado pela Apae de Matão neste sentido.

O Presidente da Câmara disse que há muito que transformar quando o assunto é autismo, porque há a necessidade de informar. “Conscientização traduz ação e é a partir daí que se inicia a transformação. O assunto tem que ser levado a sério por todos, inclusive pelas autoridades, para que a população possa tomar conhecimento”, disse Manzini.

 

Fachada da Câmara está iluminada de azul

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a fachada da Câmara Municipal de Matão ficará, durante o mês de abril, iluminada com a cor azul. O motivo da ação é chamar a atenção da população para o autismo, síndrome neurológica cuja incidência em crianças é maior que a soma dos casos de Aids, Câncer e Diabetes juntos.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049