Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Luis Manzini representa Câmara no Batizado e troca de Cordas de capoeira

No domingo (26), o presidente da Câmara Municipal de Matão, vereador Luis Manzini, representou o legislativo matonense no batizado e troca de cordas de capoeira, realizados na quadra de Esportes do Jardim Paraiso. Este evento é uma realização dos grupos “Sou Caboclo” e “Capoeira Meu Esporte”, do mestre Gilvan e do Professor Gilvan Filho, com a participação dos alunos da Casa do Pequeno Cidadão do Jardim Paraiso, da Vila Pereira e de São Lourenço do Turvo. O apoio é da Prefeitura de Matão, por meio das Secretarias de Educação e Cultura e de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude. O encontro de capoeira reuniu os municípios de Matão, Araraquara, Bauru, Américo Brasiliense, Guaíra, Rincão, Dobrada, São José do Rio Preto, São Paulo, entre outras cidades.

 

O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, em que alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões, o batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formado ou até mesmo com todos os formados presentes para as graduações avançadas.

 

Para o presidente da Câmara a capoeira agrega muitos valores, como a socialização entre os praticantes, além de disciplina. “A capoeira é uma importante ferramenta para auxiliar no processo de socialização das crianças e dos jovens, incentivando a prática esportiva e dando a oportunidade de aprender um pouco da história do nosso país. Parabenizo a todos os envolvidos neste projeto, em especial as coordenadoras do Projeto Pequeno Cidadão do Jardim Paraíso, da Vila Pereira e de São Lourenço do Turvo”, disse o vereador Manzini.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049