Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Vereador Carmo visita mulher após tratamento com Câmara Hiperbárica

Tratamento foi realizado após uma solicitação do vereador

 

O vereador João Silvério do Carmo Filho (Policial Carmo) visitou nesta semana a senhora Maria de Fátima, que passou por tratamento na Câmara Hiperbárica no Hospital Carlos Fernando Malzoni para cicatrização de uma cirurgia feita em uma das pernas. Vale lembrar que na época o vereador havia apresentado a indicação de nº 811/2018, solicitando ao Executivo Municipal que estudasse junto à Secretaria Municipal de Saúde para que os pacientes que necessitam do serviço de Câmara Hiperbárica pudessem realizar o tratamento no Hospital Carlos Fernando Malzoni, evitando se deslocar até a cidade de São José do Rio Preto. Por isso, foi de suma importância a sua intervenção junto ao Hospital e ao Secretário de Saúde do município para a realização do tratamento hiperbárico, pois sem ele a paciente poderia ter sofrido complicações na cicatrização de sua cirurgia, que estava sujeita a uma infecção. “Vejo que tenho um importante papel a cumprir como vereador. Uma delas, por exemplo, é buscar sempre que possível o esclarecimento e levar informações à população matonense. Contribuir para uma melhor qualidade de vida também é nossa obrigação, por isso tenho colaborado para ajudar no que for possível a população matonense, em especial neste caso, a Sra. Maria de Fátima”, disse Carmo.

Hoje o Centro Hiperbárico de Matão, através da Secretaria de Saúde de Matão e o SUS – Sistema Único de Saúde, realiza mais de mil e quinhentos atendimentos aos pacientes de Matão e região. Após a implantação da Câmara Hiperbárica, muitos pacientes, que antes teriam que se deslocar por mais de 150 km para realizar o tratamento, poderão realizar o procedimento aqui mesmo na cidade, evitando o desconforto da viagem e gerando economia ao município nos custos com deslocamento de um veículo para transportá-lo.

 

A medicina Hiperbárica é uma área médica dedicada ao estudo do funcionamento do corpo humano em ambientes pressurizados, proporcionado uma maior quantidade de oxigênio na circulação sanguínea, colaborando para a recuperação de diversas enfermidades. O oxigênio produz uma série de efeitos terapêuticos, como: combate infecções bacterianas e por fungos; compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou sua destruição (em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas); neutraliza substâncias tóxicas e toxinas; potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções, e ativa as células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

 


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049