Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Câmara entrega título de cidadão matonense ao Jornalista David Liesenberg

Na sexta-feira (12), às 19h30, a Câmara Municipal de Matão realizou solenidade de entrega de Título de Cidadão Matonense ao escritor e jornalista David Conrado Liesenberg. A honraria atende ao Decreto Legislativo nº 02/2019 de autoria do vereador João Silvério do Carmo (Policial Carmo). A homenagem se deve ao reconhecimento do Poder Legislativo de Matão aos inestimáveis serviços prestados ao município, contribuindo intensamente para uma melhor qualidade de vida à população, através das atividades doutrinárias e assistenciais.

 

Participaram da mesa de honra, o presidente da Câmara, vereador Luis Manzini, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Matão, Hudson Martins, que neste ato estava representando o Prefeito Municipal, José Edinardo Esquetini, que não pode comparecer devido a compromissos assumidos anteriormente, e o vereador João Silvério do Carmo Filho. Também estiveram presentes os familiares e amigos do homenageado.

 

Durante a solenidade o vereador Carmo, em seu discurso, enalteceu a trajetória do homenageado, salientando que esta honraria é o mais sincero respaldo àquele que, apesar de não ter nascido em Matão, escolheu-a como sua, decidiu viver junto com sua esposa Sônia, trabalhar e colaborar para o seu desenvolvimento. “Foi uma honra ser o autor desta propositura, reconhecer o trabalho de muitos anos de um homem simples que nasceu no Bairro da Mooca, na capital paulista, mas escolheu nossa cidade para morar e, junto com sua esposa, se dedicam às atividades doutrinárias e assistenciais em benefício da população matonense”, afirmou.

 

Trajetória

 

David é paulistano, nascido no Bairro da Mooca, filho de Conrado Liesenberg (falecido) e Thereza dos Santos Liesenberg, irmão de Regina Maria Liesenberg. Formado em Economia pela Universidade São Judas Tadeu (São Paulo, 1990) e em Jornalismo na Uniara (Araraquara, 2009). Pós-graduado em Comunicação Organizacional pela UNAERP.

 

Casado desde 4 de abril de 1998 com Sônia Lisa Bergman Liesenberg, que possui dupla nacionalidade, brasileira e sueca, no ano 2000 o casal foi para Estocolmo (Capital da Suécia), local em que Sônia nasceu. Na Suécia, o casal trabalhou ativamente pela divulgação da doutrina espírita, juntamente com os familiares que haviam iniciado o Movimento nas terras escandinavas na década de 1970. David é membro fundador da União Espírita Sueca. Participou do movimento espírita junto ao Conselho Espírita Internacional (CEI), foi responsável pelo Departamento de Pesquisas Históricas no CEI-Europa entre 2002 e 2007.

 

De retorno ao Brasil, após seis anos na Europa, estabeleceu-se em Matão a partir de janeiro de 2006, onde vive até hoje. Ingressou no curso de jornalismo da UNIARA assim que retornou ao país, tendo iniciado as pesquisas sobre a vida de Cairbar Schutel. O trabalho investigativo serviu de material para o seu trabalho de conclusão de curso, para a produção de um livro-reportagem biográfico sobre a vida do chamado Pai da Pobreza de Matão.

 

A obra intitulada O IMORTAL CAIRBAR SCHUTEL acabou despertando o interesse dos espíritas, até que a editora IDE - Instituto de Difusão Espírita da cidade de Araras resolveu publicá-la em 2018, ano do sesquicentenário do nascimento de Cairbar de Souza Schutel. O livro foi lançado oficialmente em Matão no ‘Encontro Anual Cairbar Schutel’ (EAC), em setembro do mesmo ano.

 

Atualmente, David é o jornalista responsável pelos periódicos "A Tribuna do Espiritismo" e da "Revista da Associação Jurídico Espírita". Trabalha na operadora de planos de saúde HSAUDE, na área de comunicação.

 


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049