Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Palestra sobre ozonioterapia foi apresentada na Câmara

Nova prática terapêutica foi proferida pelo Promotor de Justiça de Araraquara, Dr. Raul de Mello Franco Júnior

 

Ozonioterapia foi o tema da palestra ministrada pelo promotor de justiça, Dr. Raul de Mello Franco Júnior, da vizinha cidade de Araraquara, nesta quarta-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de Matão. O evento foi promovido pelo legislativo atendendo a uma solicitação da vereadora Ana Maria Mondini, com o objetivo de apresentar aos profissionais da Saúde e população em geral interessada, a ozonioterapia, nova prática terapêutica que está sendo implantada na rede pública municipal.

 

Durante a palestra, que foi muito bem proferida pelo Dr. Raul, que se tornou um estudioso e pesquisador da ozonioterapia, foi explicado quais os benefícios desta terapia, que utiliza a aplicação de oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, como endovenosa, retal, intra-articular, intramuscular, intravesical, entre outras, podendo se tornar uma aliada eficiente no tratamento de diversas doenças. Entre as principais indicações foi destacado o tratamento de problemas circulatórios; tratamento e prevenção de doenças causadas por vírus, tais como hepatites, herpes simples e herpes zoster; tratamento de quaisquer feridas infectadas, inflamações de difícil cicatrização, como pé diabético, úlceras nas pernas de origem vascular, arterial ou venosas, varizes, úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, risco de gangrena; colites e outras inflamações intestinais crônicas; protrusão discal e dores lombares.

 

Durante a palestra, o que chamou a atenção foram os resultados do tratamento complementar em feridas diabéticas, o chamado pé diabético. “É um tratamento que não exclui os outros tratamentos. Ele é complementar. Alguns pacientes que precisam de amputações, muitos deles não precisam fazer esse procedimento por causa do tratamento associado da ozonioterapia", explicou Dr. Raul.

 

Ao final da palestra várias pessoas puderam tirar suas dúvidas através de perguntas direcionadas ao palestrante. A vereadora Ana Maria Mondini lembrou que, em março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da ozonioterapia e de mais nove tratamentos, chamados de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública de saúde. A vereadora já havia indicado à Secretaria Municipal de Saúde de Matão que realizasse estudos para a implantação de Ozonioterapia como forma de tratamento alternativo na rede municipal.

 

Acompanharam a palestra, o presidente da Câmara, Luis Manzini, as vereadoras Ana Maria Mondini, Cleuza Sallata, o vereador Dr. Luiz Cerqueira, o Secretário de Saúde do município, Dr. João Guimarães, a Professora de enfermagem, Maira Trovó, acompanhada dos alunos do 3º modulo de enfermagem da ETEC-Matão, além de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos e pessoas da comunidade matonense interessadas sobre o assunto.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049