Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

Câmara participa da Campanha Setembro Verde

Fachada da Câmara Municipal de Matão está iluminada na cor verde

 

Atendendo à Lei Municipal nº 5148/2017 de autoria do vereador Luis Manzini, presidente da Câmara, a fachada do prédio do legislativo matonense ficará iluminada com a cor verde, durante o mês de setembro, para chamar a atenção da população sobre mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

 

Setembro Verde celebra o mês oficial da inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Criada em 2015 pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), essa mobilização tomou conta do país com a participação de todo o Movimento Apaeano, de instituições públicas e privadas, de entidades da sociedade civil e dos cidadãos. “Essa mobilização é um momento de reflexão e de busca de novos caminhos para garantir os direitos desse segmento específico de cidadãos, que ainda enfrenta vários obstáculos sociais, educacionais e profissionais”, disse Manzini.

 

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Seus direitos estão assegurados na Constituição Federal de 1988, e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, com destaque para a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015).

 

Esses avanços foram frutos de muita luta, enfrentamentos e vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que essas leis saiam efetivamente do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049