Busca no site

Busca:

Nossa Cidade
A Câmara
Transparência Pública
Legislação
Sessões Plenárias
Imprensa
Serviços
Home
Concursos
Lei Orgânica
Últimas Noticias

.:Acontece na Câmara:.

Câmara Municipal de Matão
Estado de São Paulo

 

Tadeu Trench permite desdobro de terrenos

Vereador se preocupa com a história dos bairros e sugere projeto.


O vereador Tadeu Trench (1º secretário da Câmara) revogou - em todos os termos - o parágrafo 2º do artigo 3º da lei nº 1.648, de 7 de junho de 1988, acrescido pelo artigo 1º da lei nº 2.493, de 7 de dezembro de 1.995 e renumerado pelo artigo 2º da Lei nº 2.718, de 17 de julho de 1998. “Verifiquei leis de desdobro de 1995 até hoje e notei que elas sofreram modificações”, explica ele.
“Muitos terrenos doados se enquadram nas leis municipais de desdobramento. Considerando que a Prefeitura doou lotes com metragem suficientes para construção de duas moradias e que existem casos de construção de duas residências nestes terrenos, estou acertando a situação, para permitir o desdobro”, resume Tadeu.
HISTÓRIA DOS BAIRROS
Tadeu Trench deseja que o Poder Executivo institua no município de Matão o Projeto ‘Resgatando a História dos Bairros’, a ser desenvolvido em conjunto com escolas da rede pública e particular, comunidades religiosas, entidades e associações de bairros.
Redações nas escolas, poesias, transmissão oral, concursos ou outras formas culturais que possam permitir o resgate e a divulgação da história dos bairros do município. “A Secretaria Municipal de Educação e Cultura coordenaria o projeto, com o envolvimento dos agentes representativos dos bairros”, resume Tadeu. Parcerias privadas são permitidas.
“Segundo o educador Paulo Freire, ‘As memórias me ajudaram a entender as tramas das quais fiz parte’. Então, meu objetivo é resgatar e divulgar a história dos bairros e difundir nossa cultura, nossas origens, personagens, monumentos. Um povo sem conhecimento dos fatos históricos, sócio-políticos, econômicos e culturais estará mais sujeito a cometer erros no futuro”, cita ele.
Para Tadeu, poucos são conhecedores da rica história de nossa cidade, suas origens, seus grandes personagens, bem como raras são as pessoas que conhecem a história de seus bairros, do local onde residem. “Como poderemos respeitar nossa comunidade, ajudar a conservar nossos bairros, nossas praças, monumentos, etc se não estabelecermos um vínculo com os mesmos?”, indaga.
O vereador cita o projeto desenvolvido pelo Instituto Pão de Açúcar, denominado ‘Programa Pão de Açúcar faz História’, implantado no bairro Vila Isabel (Rio de Janeiro) e em bairros de Santos (SP), conforme se pode verificar pelos documentos em anexo, nos quais os alunos são estimulados em vários níveis a buscarem o resgate cultural e histórico de sua cidade, de seus bairros.


Av. Padre Nelson, 859, Centro - CEP 15990-350 - Fone (16) 3383.1033, Fax (16) 3383.1049